Thursday, August 24, 2006

COMO MONTAR UMA TABUA DE QUEIJOS

Achei legal, da pra impressionar a visita! Veja so as dicas!!!

Tabua de Queijos


A maioria das pessoas tem muitas duvidas na hora de montar uma tabua de queijos e qual a porcao indicada para cada pessoa. A dica E selecionar cinco ou seis tipos, preferindo sempre aqueles que agradam a maioria dos convidados, e calcular 150gr por pessoa. PAes neutros, frutas frescas e secas tambem sao otimos acompanhamentos.


Para apreciar uma boa degustacao os participantes devem iniciar pelos queijos de sabor mais suave e deixar por ultimo os mais fortes. Eh bom tirar os queijos da geladeira 30 minutos antes de servir, para que adquiram sua textura e sabor original.

Uma boa tabua de queijos começa com a selecao dos mesmos. Normalmente eh utilizada a seguinte composicao:

20% de queijos de mofo branco (Brie, Cammembert ou Chamois Dor)
10% de queijos de Mofo Azul (Gorgonzola, Roquefort ou Chamois Dor)
10% de queijos tipo suicos (Gruyere, Emmenthal, Maasdamer, Fol Epi)
30% de queijos suaves (Gouda, Italico ou Saint Paulin)
15% de queijos sabor forte (Parmesao, Port Salut ou Chavroux)
15% de queijos cremosos com sabores (Rambol "diversos sabores" e os da linha Le Fromager)

Coloque os queijos em tabuas, com uma faca para cada um.


As frutas sao excelente acompanhamento na montagem da mesa, pois alem de decorar servem tambem para serem degustadas junto com os queijos e os vinhos. As frutas mais indicadas sao: peras, uvas brancas ou rosadas e macas. Tambem podem ser usadas tamaras, melao, abacaxi e fruta do conde.

A decoracao e muito importante, por isso a escolha do local onde sera montada a tabua, bem como os utensilios escolhidos darao um charme especial ao evento. Para um toque mais rustico podem ser usados galhos de trigo e flores secas.



(b)Os paes para tabua de queijos (/b)
Os paes, em geral, sao excelentes como acompanhamento para tabuas de queijos.

Podem ser usados pao italiano, baguete, pao preto e pao de centeio, dispostos em cestas de vime ou madeira. Torradinhas pequenas tambem sao indispensaveis, principalmente para acompanhar os queijos cremosos.

Devem ser evitados os paes temperados pois, afinal, as estrelas sao os queijos e os acompanhamentos devem permitir realcar o sabor dos mesmos e nao esconde-lo.



(b) Queijos e Vinhos (/b)


Feta, Estepe e Mussarela
Estes e outros queijos frescos sao muito apreciados em todo o país. Eles podem ser combinados com vinhos brancos, secos e com boa acidez.

Brie, Camembert, Cheedar, Requeijao
Estes e outros queijos maturados com massa mole ou fundidos combinam com vinhos brancos maduros, como Chardonnay, como tambem com tintos jovens ou maduros. Um camembert maduro pode ate ser saboreado com uma boa champanhe.

Asiago, Emmenthal, Edam, Gouda, Gruyere, Queijo-de-minas curado e semicurado
Estes e outros queijos maturados de massa semidura combinam com tintos leves, no maximo de medio corpo, todos poucos tanicos. Tambem podem ser uma boa pedida, os vinhos secos como o Chardonnay (aromaticos e frescos).
Os holandeses, Gouda, Edam e Asiago podem ate ser consumidos com vinhos mais potentes como o Cabernet Sauvignin (tinto intenso e encorpado)

Roquefort, Gorgonzola e Provolone
Esses e outros queijos maturados de massa cozida com sabor complexo e picante combinam com vinhos tintos maduros e fortificados. Ja o provolone pode ser associado com um tinto de medio corpo.


Fonte da pesquisa: http://cybercook4.uol.com.br/mostra_materia.php?codmat=748 e http://klugmass.sites.uol.com.br/receitasdicas.htm

No comments: