Monday, August 07, 2006

Curiosidade culinaria - A historia do leite condensado!

Latinha de 1921




Muitas marcas, com o tempo, passaram a referir o proprio produto. Gillette (laminas de barbear), Bom Bril (la de aco), Zippo (isqueiro), Lambreta (moto), Chiclete (goma de mascar). E Leite Moça (leite condensado). Que, como tantas outras invencoes, nasceu por acaso.

» Veja as embalagens de Leite Moca ao longo do tempo

Deu-se que o americano Gail Borden, em 1856, tentava um jeito de facilitar o transporte e o armazenamento do leite. Teve, entao, a ideia de desidrata-lo. E notou que, antes de ser transformado em po, esse leite condensava. Surgiram assim, ao mesmo tempo, leite em po e leite condensado - duas grandes invencoes da culinaria.

Nao lhe deram importancia, por essa epoca. Cinco anos depois, comecou a Guerra de Secessao Americana. E esses leites foram muito uteis - por serem faceis de transportar e sobretudo por se conservarem, nas latas, por muito tempo. Borden ficou rico.

A partir de 1867 esse leite condensado comecou tambem a ser fabricado em Cham (Suica) pela fabrica "Anglo Swiss Condensed Milk Co." - do tambem americano Charles A. Page. Na cidade vizinha de Vevey estava um concorrente seu, a "Societe Nestle". Mas o Dr. Henri Nestle tinha, por essa epoca, preocupacoes apenas humanitarias. Queria encontrar solucoes para o problema da desnutricao infantil. Depois de muita pesquisa, afinal encontrou uma formula simples e eficiente - a farinha Lactea, que chegou ao Brasil em 1876. E, mesmo sem querer, tambem ficou rico.

Mais tarde, as duas empresas acabaram se fundindo sob o nome Nestle. Tendo como produto de maior prestigio, aquele leite condensado. No rotulo, desenho de uma moca vestida com traje tipico de camponesa suica, carregando baldes de leite.

A marca variava, dependendo do lugar - "Milkmaid" (EUA), "La Laitere" (Franca), "La Lechera" (Espanha), em todos esses casos significando sempre "vendedora de leite". Ou, apenas, "Condended Milk - Milkmaid brand". Assim chegou ao Brasil. Em 22 de janeiro de 1890, "O Estado de Sao Paulo" trazia, entre seus classificados, um anúncio discreto - "desembarcou no Brasil, e esta a venda a varejo e a grosso, na drogaria Sao Paulo, na Rua Sao Bento, um novo produto - o 'Condended Milk - Milkmaid brand'".

A dificuldade em pronunciar o nome acabou levando o povo a chama-lo so de "a lata da mocinha" - referencia obvia a ilustracao da camponesa. Por volta de 1921, comecou a ser fabricado em Araras, interior de Sao Paulo. Chegou aqui como bebida. Devia ser misturada com agua, antes de oferecido as criancas. Mas, em pouco tempo, acabou sobretudo usado na preparacao de sobremesas - beijo, brigadeiro, cajuzinho, cocada, doce, pudim, cobertura e recheio de bolos.

Em 1934, chegaram as primeiras geladeiras. Passando, o Leite Moca a ser usado tambem na preparacao de cremes, paves, musses e sorvetes. Certo eh que Leite Moça revolucionou a doceria brasileira. Por permitir grande economia de tempo, na preparacao dos pratos. Quando comecou a ser fabricado aqui, era "Leite Condensado Marca Moca". Depois, "Leite Condensado Moca". Mais um pouco, "Moca - leite condensado". Acabou sendo, apenas, "Moca". Pra que mais?



RECEITA

Sorvete de maracuja
Ingredientes:
- 2 latas de leite condensado;
- 2 caixas de creme de leite;
- 2 latas (do leite condensado vazia) de suco concentrado de maracuja (sem sementes).


Preparo:
- Bata no liquidificador leite condensado, creme de leite e suco de maracuja. Leve ao freezer;
- Cubra com calda feita com suco concentrado de maracuja (com as sementes) e açúcar.



Fonte: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1088266-EI6614,00.html
Por
Lecticia Cavalcanti

No comments: